Fotos Batizado em Lisboa com entrevista ao fotógrafo Marco Santos Marques

Hoje trazemos um post especial!

Vou entrevistar o meu colega, sócio, que trabalha ao meu lado todos os dias. Falamos sobre fotografia, e agora, vamos passar para o vosso lado algumas ideias, conselhos, quem sabe alguns segredos por trás das fotos.

É uma coisa nova.

Vamos lá. Abrir as portas da casa, e começar a dar dicas sobre fotografia de Batizado, da maneira como nós a vemos.
No início de Maio o Marco fotografou o Batizado e Primeira Comunhão da Bárbara, que aconteceu em Lisboa, na majestosa igreja de Benfica.

Ao ver as primeiras imagens, os retratos nos preparativos em casa, fiquei de imediato cativado. A Bárbara é uma menina linda, e com aquele olhar expressivo, ela fala com a câmera.

fotografia Batizado Sintra Lisboa Igreja Benfica Foto de Sonho retrato magico Vintage menina cabelos longos vestido Batismo Peixinho do Mar foto criativa Marco Santos Marques nova

Hélio Cristóvão

– Marco, bom dia. Descreve-me o que foi para ti fotografar este batizado e também Primeira Comunhão, tinhas algo idealizado, o que sentiste ao criar a história do dia?

Marco Santos Marques

– Para mim foi muito bom, muito intenso. O dia foi muito longo, 15 horas de Batizado. Fotografei cerca de 4000 imagens, o produto final ronda entre os 10% e os 15%, como é normal, portanto entre 400 e 500 fotografias, e 4 a 5 dias de edição.

Sim, tinha algo idealizado. Na Foto de Sonho tentamos criar sempre algo único e especial para cada cliente, e neste caso, a Bárbara, a estrela do dia têm 9 anos, o que me levou a sugerir aos pais uma sessão na semana anterior ao evento. Seria a melhor forma de nos conhecermos.

Ora tive a sorte, não só da Bárbara ser linda, adorar fotografias, mas também adorar ser fotografada.

A primeira vez que vi a Bárbara ela estava a chorar, perguntei-lhe o que se passava e ela respondeu que não era aquela camisa que ela queria vestir. A mãe encolheu os ombros e disse que era a mais bonita e ia ficar lindamente nas fotografias. Tentei distrair a Bárbara com as ideias de fotografias que tinha para ela. Criamos automaticamente uma relação de amigos. Em pouco tempo senti que tinha a menina perfeita para criar o Batizado de sonho.

fotos Batizado vestido Peixinho do Mar designer Lisboa Foto de Sonho retrato magico Vintage menina cabelos longos foto criativa Marco Santos Marques

fotos detalhes Batizado Lisboa Sapatos rosa menina preparativos em casa editorial Blog Batismo

fotografia Batizado Vela Ramo Verde Lisboa Foto de Sonho retrato magico Vintage menina cabelos longos vestido Batismo Peixinho do Mar

HC

– Qual o planeamento que realizaste e quais os preparativos para fotografares o batizado? 

MSM

– No dia em fizemos a Sessão, tive a oportunidade de conviver um pouco com os pais da Bárbara, em sua casa, o que me permitiu conhecer a casa em pormenor e tirar partido dos locais com a melhor luz, texturas e acessórios. O que se viria revelar essencial no dia do Batizado.

Dos outros locais, já tinha conhecimento prévio, tanto da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, uma das Igrejas mais bonitas na área de Lisboa. Assim como do Casal de Paulos, local onde aconteceria a festa, sala rústica, com o tamanho certo para dar ambiente aconchegante que se pretendia nesta festa familiar.

fotografia Batizado Lisboa Foto de Sonho retrato magico Vintage menina vestido Batismo Peixinho do Mar foto criativa Marco Santos Marques

HC

– É inevitável reparar que, sobretudo nos preparativos em casa da menina, recriaste um ambiente de magia, com composições intemporais, olhares sublimes, retratos com muita arte e emoção. O que te inspirou a realizar estas fotografias, e como alcançaste este resultado?

MSM

– O sentimento de adoração que os pais nutriam pela filha inspirou-me.  Enquanto falávamos no sofá, a Bárbara oscilava entre as expressões de menina completamente etérea, transcendente, santificada, e a menina modelo, o que é mais “normal” para a idade dela. Ficou claro que com ideias simples, conseguiria fazer fotografias mágicas e intemporais como referiste. Bastava travar o lado modelo da Bárbara…

fotografo Batizado Sintra Lisboa fotos mágicas retrato menina reflexo em casa fotografia criativa nova

fotos Batizado Lisboa retrato mágico angelical menina cabelos longos preparativos em casa

retrato Vintage intemporal sepia fotos Batizado Lisboa Sintra fotografia criativa menina olhar e sorriso coroa de flores

fotografo Batizado Sintra Lisboa fotos mágicas retrato menina reflexo em casa fotografia criativa

retrato Vintage intemporal sepia fotos Batizado Lisboa Sintra fotografia criativa menina olhar sorriso coroa de flores

HC

– Ao longo do dia e desta reportagem, tens algum momento fotográfico em especial que queiras destacar?

MSM

– Estes momentos em casa, são os momentos que mais gosto, são os mais criativos, existe sempre algo mais que podemos fazer e só paramos porque o tempo urge em direção à Cerimónia.

O resto do dia decorre num formato mais fotojornalístico. A realidade, não pode de forma alguma ser condicionada, principalmente quando são 42 comunhões e 15 batizados que aconteceram neste dia.

A Igreja restringe de alguma forma os movimentos dos fotógrafos, mas a experiência e o saber estar, foram muito importantes para captar os momentos essenciais em que a Bárbara intervém, oxalá fosse sempre assim.

retrato-Vintage-intemporal-sepia-fotos-Batizado-Lisboa-Sintra

fotos Batizado Lisboa Igreja Benfica detalhe Ideias inspiração tons dourado pastel

fotos primeira comunhao Lisboa Igreja Benfica detalhe Ideias inspiração tons dourado pastel contar uma historia

fotografia Batismo Igreja Benfica Lisboa primeira Comunhão

fotos primeira comunhao Lisboa Igreja Benfica detalhe Ideias inspiração tons dourado pastel contar uma historia

fotos Batizado Lisboa Igreja Benfica detalhe Ideias inspiração tons dourado pastel contar uma historia

HC

– Para as famílias que estão lá em casa a ler o nosso blog, e a pensar que gostariam de ter fotografias belíssimas de um dia assim tão especial, o que podes aconselhar?

MSM

– Comecem por ver o trabalho da Foto de Sonho. Fazer fotografia é algo para além do equipamento fotográfico, o equipamento é uma via para o que o nosso cérebro cria. E no caso dos retratos, é necessário uma relação com quem fotografamos.
Se o que vê no nosso trabalho lhe fala ao coração, aproxime-se de nós, conheça-nos um pouco melhor. A nossa paixão pela fotografia leva-nos a querer superar-nos a nós próprios dia após dia.

Temos a consciência que os momentos que fotografamos são irrepetíveis, fotografamos com esta responsabilidade de que décadas mais tarde esses momentos são a memória que nos resta.

festa-Batizado-Casal-de-Paulos-Lisboa-espaço-eventos-fotos-familia-sessao

Bolo Batizado feito por Os Bolos do Rafinha detalhes festa Casal de Paulos Lisboa

Bolo Batizado feito por Os Bolos do Rafinha detalhes festa Casal de Paulos Lisboa

festa Batizado Casal de Paulos Lisboa Detalhes decoração espaço eventos

fotojornalismo festa Batizado Casal de Paulos evento momento dança menina foto contar a historia instante

 

Sobre este batizado

Fotografia: Marco Santos Marques / Foto de Sonho

Cerimónia: Igreja Nossa Senhora do Amparo de Benfica

Festa: Casal de Paulos

Vestido: Peixinho do Mar

Coroa de Flores: Peixinho do Mar

Sapatos: Pé-de-Pato

Vela: Ramo Verde

Lembranças: Pó de Cacau

Limusine: RP Limusines

Bolo: Os Bolos do Rafinha

 

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*